Zapatero se reunirá com Obama em outubro na Casa Branca

Madri, 18 set (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, se reunirá com o presidente americano, Barack Obama, em 13 de outubro na Casa Branca, informaram hoje fontes do Executivo da Espanha.

EFE |

Será a primeira vez que Zapatero é recebido na Casa Branca para uma reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos.

Embora, a princípio, Obama tenha colocado a possibilidade de se reunir com Zapatero durante a cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes), que será realizada na próxima semana em Pittsburgh, finalmente a reunião será em Washington, em outubro.

O presidente do Governo espanhol visitou antes a Casa Branca em 14 de novembro de 2008, quando George W. Bush, a apenas dois meses de deixar a Presidência dos Estados Unidos, recebeu os participantes da cúpula do G20 que estavam reunidos na capital americana.

A chegada de Obama ao poder propiciou a distensão das relações hispano-americanas, que esfriaram desde que, em 2004, logo após chegar à Presidência do Governo espanhol, Zapatero decidiu retirar as tropas espanholas do Iraque.

Zapatero e Obama se reuniram pela primeira vez em 5 de abril, em Praga, cidade que recebia a cúpula União Europeia-Estados Unidos.

EFE nl/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG