Estrasburgo (França), 20 jan (EFE).- O chefe do Governo espanhol e presidente rotativo da União Europeia (UE), José Luis Rodríguez Zapatero, propôs hoje um grande pacto social e uma governança séria e exigente das políticas econômicas para que a UE seja protagonista e não espectadora da globalização.

Zapatero compareceu hoje perante o plenário do Parlamento Europeu para apresentar o programa elaborado pela Espanha para o semestre.

Em discurso eminentemente econômico, comprometeu-se a impulsionar um mercado energético comum, um mercado digital europeu, uma estratégia comum em favor do carro elétrico e uma universidade "cada vez mais europeia".

Junto a essas quatro propostas para uma economia sustentável e competitiva, o primeiro-ministro espanhol defendeu "a manutenção dos estímulos fiscais até que a recuperação seja uma realidade" e a garantia de que em 2013 se cumpram os compromissos do Pacto de Estabilidade.

"Se não aproveitarmos a sinergia que representam os 500 milhões de cidadãos no campo econômico, as dezenas de milhares de empresas com capacidade e seus milhões de funcionários, não seremos os autênticos protagonistas do futuro neste cenário de globalização.

Seremos espectadores, não protagonistas", manifestou.

Assim, Zapatero defendeu uma "maior política econômica comum" e a "retirada de barreiras", objetivos da Estratégia 2020 que deve ser elaborada neste semestre para substituir a Estratégia de Lisboa e que conterá os compromissos econômicos da UE para os próximos anos.

O primeiro-ministro ressaltou a importância da responsabilidade de cada Estado, mas defendeu também dotar a Comissão Europeia de novos poderes nessa direção econômica.

Nessa Estratégia incluiu, além disso, a necessidade de "um grande pacto social" entre empresários e funcionários que tradicionalmente fortaleceu a Europa em períodos de fraqueza.

Em sua opinião, perante a grave crise que enfrenta a União, o pacto social pode ser uma "grande alavanca" para cumprir os objetivos do bloco. EFE nl-mv/sa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.