Zapatero promete liderar mobilização mundial contra miséria

Granada (Espanha), 11 jul (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, prometeu hoje que a Espanha vai liderar uma grande mobilização mundial para que os que têm capacidade econômica façam um esforço na luta contra a miséria.

EFE |

No primeiro dia do 11º Congresso Regional do Partido Socialista (PSOE) na cidade de Granada, o presidente vinculou o "drama" dos imigrantes que tentam chegar às costas espanholas com a fome e a miséria que estas pessoas passam em seus países de origem, especialmente na África Subsaariana.

As costas espanholas foram nos últimos dias, com vários mortos, palco da tragédia dos imigrantes que pretendem chegar à terra espanhola por mar.

Diante da situação, o presidente do Governo ressaltou em Granada a necessidade de levantar a voz, "gritar se for necessário", para fazer uma chamada "com todas as conseqüências e com toda a força" para pedir um maior esforço na luta contra a miséria.

"Tem que ser uma foto na consciência de todos e cada um de nós", disse o presidente.

Zapatero disse que o PSOE, a Espanha e seu Governo liderarão "uma grande mobilização mundial" em apoio às ONGs e à sociedade civil que estejam comprometidas com o desafio da miséria, da fome, do desespero, da falta de educação e da saúde. Ele quer que isso transforme no grande objetivo de todos os países desenvolvidos.

O presidente espanhol pediu que os Governos "estejam no nível da sociedade e do povo que entrega sua vida" para fazer com que outras pessoas tenham uma nova esperança. EFE ess/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG