urgente do Eurogrupo sobre crise - Mundo - iG" /

Zapatero pede a Sarkozy reunião urgente do Eurogrupo sobre crise

Paris, 10 out (EFE) - O chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, pediu hoje ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, para convocar uma reunião urgente dos líderes da zona do euro para pactuar uma ação forte e coordenada perante uma crise financeira internacional sem precedentes.

EFE |

Após almoçar juntos no Palácio do Eliseu, Sarkozy, presidente de turno da União Européia (UE), qualificou a proposta espanhola de "interessante, pertinente e útil", mas destacou que é preciso fazer algumas consultas antes de tomar uma decisão definitiva.

O encontro de Zapatero e Sarkozy, que durou uma hora e meia e finalizou com uma declaração à imprensa, serviu para mostrar a coincidência dos dois Governos sobre a gravidade da situação financeira internacional e sobre a necessidade de adotar medidas coordenadas na União Européia.

Para Zapatero, é "extraordinariamente importante" contar com uma Europa e com uma Presidência do Conselho Europeu (que este semestre é ostentada pela França) forte, por isso mostrou seu pleno apoio às iniciativas que forem adotadas no futuro.

Após insistir na gravidade da crise e em sua "preocupante" repercussão em todos os países e, principalmente, na UE, Zapatero destacou a análise compartilhada de Espanha e França.

Trata-se de uma situação sem precedentes nos mercados financeiros, caracterizada pela "profunda desconfiança" e pela incapacidade de que o crédito funcione, o que impede que se mantenha a atividade das empresas e das famílias, explicou.

Neste contexto, acrescentou, é "imprescindível a coordenação e a determinação" nas decisões que já foram tomadas e nas que ainda serão "em benefício do interesse das economias de nossos países, de nossos cidadãos e de nossas empresas".

Convencido de que os países europeus serão capazes de superar esta etapa, pediu a reunião dos chefes de Estado e de Governo do Eurogrupo - a zona do euro.

O presidente francês recebeu de bom grau a proposta de reunir o Eurogrupo, uma prova da "grande contribuição do presidente Zapatero ao bom andamento da Europa".

Nessa mesma linha, advertiu da necessidade de uma resposta coordenada européia e, também, mundial, porque a crise, lembrou, afeta todas as regiões do mundo. EFE nl/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG