Zapatero oferece apoio à OEA para devolver democracia a Honduras

Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), 29 jun (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, mostrou hoje seu total apoio aos esforços da Organização dos Estados Americanos (OEA) para restabelecer as instituições democráticas em Honduras.

EFE |

Segundo explicou em entrevista coletiva em Las Palmas de Gran Canaria, o Governo espanhol realiza desde domingo gestões diplomáticas permanentes com países latino-americanos e europeus, e com organizações internacionais, porque os fatos - a destituição e expulsão do país do presidente Manuel Zelaya - foram "graves e preocupantes".

"Toda a comunidade internacional reagiu contra e devemos perseverar para que se alcance uma saída em Honduras com dois princípios: a manutenção e a restituição do princípio democrático e do respeito aos poderes instituídos, e o diálogo e acordo institucional", disse.

Neste contexto, destacou os esforços da OEA e de seu secretário-geral, José Miguel Insulza, que desde ontem trabalham com o apoio do Governo espanhol.

Esta organização, segundo Zapatero, está chamada a liderar a saída para a crise, por isso lhe ofereceu todo o respaldo de seu Executivo. EFE nac/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG