Zapatero mostra satisfação por resultados de encontro com Obama

Praga, 5 abr (EFE).- O chefe do Executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, está satisfeito com os resultados de seu primeiro encontro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que, durante a reunião, recorreu ao espanhol para mostrar seu convencimento de que as relações serão muito simpáticas.

EFE |

Fontes do Governo espanhol detalharam à imprensa os detalhes da reunião, que durou cerca de 45 minutos, em Praga, e na qual Obama reiterou seu interesse de visitar a Espanha e, precisamente, voltar a Barcelona, cidade que já conhece.

"Sei que vamos ter relações muito amistosas e muito simpáticas", disse o presidente americano, pronunciando as duas últimas palavras em espanhol.

Durante a reunião, os dois líderes analisaram as relações internacionais, a nova estratégia para o Afeganistão e o interesse compartilhado pela América Latina.

Os dois falaram também sobre as boas relações que a Espanha mantém com os países islâmicos e a possibilidade de fazer valer esses vínculos na política compartilhada em relação ao Oriente Médio, disseram fontes do Executivo espanhol.

Obama mostrou também sua satisfação com os resultados da Cúpula do Grupo dos Vinte (G20, os países ricos e os principais emergentes) realizada em Londres, e os dois repassaram a agenda da luta contra a pobreza e a situação da África.

Ao analisar sua preocupação com a mudança climática, o presidente americano destacou a capacidade tecnológica desenvolvida pela Espanha na área das energias renováveis.

Na reunião, qualificada pelo Governo espanhol como "muito cordial", tanto Obama quanto Zapatero trocaram convites para visitar seus respectivos países.

Após o encontro, Zapatero destacou a seus colaboradores o "tratamento fácil e amável" de Obama e seu convencimento de que será capaz de iniciar boas relações com todos os líderes mundiais, graças a sua atitude "positiva e dialogante". EFE nl/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG