Zapatero e Obama decidem colaborar frente a desafios futuros

Madri, 7 nov (EFE) - O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, conversou hoje por telefone com o líder eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, na qual parabenizou o democrata pela vitória nas eleições americanas, e ambos se comprometeram a colaborar diante de desafios futuros.

EFE |

Zapatero e Obama conversaram por dez minutos, depois que o chefe do Governo espanhol recebeu, às 23h, uma ligação telefônica de Obama retornando um primeiro contato do líder espanhol.

Fontes do Governo informaram à Agência Efe que a conversa ocorreu em tom muito cordial e nela o chefe do Executivo espanhol felicitou Obama e explicou que sua vitória nas eleições de 4 novembro teve um grande impacto na Espanha.

Os dois coincidiram na importância de continuar estreitando as relações bilaterais e na necessidade de enfrentar a crise do sistema financeiro internacional.

Neste sentido, ambos analisaram brevemente o papel que a Espanha deve desempenhar e no que esse país pode contribuir para resolver a crise econômica mundial.

Também concordaram em apostar em programas conjuntos contra a mudança climática e em intensificar a colaboração em uma região do mundo como a América Latina.

A conversa entre os dois líderes se desenvolveu horas depois que foi confirmada a presença de Zapatero, em 15 de novembro, na cúpula do Grupo dos Vinte (G20) em Washington na qual será analisada a reforma do sistema financeiro internacional. EFE bb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG