Zapatero e Chávez se verão em Lima após o incidente da Cúpula Ibero-Americana

Madri, 11 mai (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, deve se encontrar com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, na próxima sexta-feira, em Lima, no que será o primeiro encontro entre os dois após o incidente da Cúpula Ibero-Americana de Santiago do Chile.

EFE |

Na sessão de encerramento daquela cúpula, quando Zapatero defendia seu antecessor, José María Aznar, das críticas de Chávez, o rei Juan Carlos lançou um "Por que não se cala?" ao presidente venezuelano, por causa das contínuas interrupções deste.

Zapatero e Chávez devem assistir à 5ª Cúpula América Latina, Caribe e União Européia (ALC-UE), que será realizada na capital peruana e que estará centrada na luta contra a pobreza e a preservação do meio ambiente.

Esta viagem ao exterior será a primeiro do mandato para o presidente do Governo espanhol, que antes de chegar a Lima visitará Brasília para um café da manhã de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A reunião acontecerá na manhã da quinta-feira, dia 15 de maio, e à tarde Zapatero começará sua agenda em Lima.

Embora ainda não haja uma confirmação oficial, Chávez declarou à imprensa de seu país sua intenção de assistir à cúpula.

As relações entre Espanha e Venezuela se normalizaram totalmente desde o incidente da Cúpula Ibero-americana em Santiago do Chile.

EFE nl/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG