Zapatero diz que vitória de Obama favorece mundo mais equilibrado e justo

Madri, 5 nov (EFE).- A vitória do democrata Barack Obama nas eleições realizadas na terça-feira nos Estados Unidos favorecerão um mundo mais promissor, mais equilibrado, mais justo e com mais aspirações a favor da paz e da segurança compartilhadas, afirmou hoje o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

EFE |

O chefe do Executivo espanhol fez uma declaração à imprensa no Palácio de La Moncloa, para avaliar a "histórica e emocionante" jornada eleitoral americana, que, segundo ele, devolveu "a confiança na capacidade coletiva dos cidadãos para mudar as coisas e criar um mundo melhor".

Zapatero afirmou que estamos vivendo "um momento de grande importância", que será transferida para todo o planeta, dada a condição dos EUA "como a principal potência do mundo".

A vitória de Obama representa "um relançamento da política e da participação cidadã", e permite "voltar a afirmar que o destino dos países do mundo está nas mãos dos cidadãos", acrescentou Zapatero.

"Os EUA terão na Espanha um aliado e um amigo fiel", disse o chefe do Governo espanhol, que ressaltou que "temos interesses compartilhados que devem nos aproximar, como a América Latina, o Oriente Médio, o mundo muçulmano, a África e uma visão integradora do mundo".

Também lembrou que a Espanha ostentará a Presidência rotativa da União Européia no primeiro semestre de 2010 e que aproveitará isso para promover "um relançamento da agenda transatlântica", do convencimento de que "se abre um horizonte mais promissor nas relações entre União Européia e Estados Unidos".

Considerou também que a escolha de Obama ocorre em um momento "que se torna evidente a necessidade de trabalhar juntos diante da grave crise financeira". EFE fpb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG