bom amigo dos Estados Unidos - Mundo - iG" /

Zapatero diz que Espanha quer ser bom amigo dos Estados Unidos

Nova York, 24 set (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, disse hoje que a Espanha quer ser um bom amigo dos Estados Unidos e defendeu uma ação coordenada dos dois países na América Latina, uma região que, advertiu, cresce economicamente, mas não em justiça social e estabilidade.

EFE |

Zapatero lançou esta mensagem em Nova York no discurso que pronunciou no fórum organizado pelo instituto de análise Foreign Policy Association.

O presidente do Governo espanhol se comprometeu a trabalhar para fortalecer a relação "fundamental" de seu país com os Estados Unidos, pois ambos compartilham princípios, história, interesses e responsabilidades.

Como exemplo dessa responsabilidade compartilhada, citou a América Latina, onde, segundo ele, uma ação "mais comprometida e coordenada" da Espanha e dos Estados Unidos pode ser "determinante".

"Temos vínculos políticos e econômicos e uma especial responsabilidade para fornecer estabilidade e lutar contra a miséria e as desigualdades", disse.

Apostou também em aumentar as relações econômicas, e apresentou a Espanha como "um país aberto que fez reformas, que segue com a agenda de reformas econômicas e que está aberto aos investimentos americanos". EFE nl/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG