Madri, 8 nov (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, transmitiu hoje ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, a vontade da Espanha de trabalhar com fidelidade nos objetivos de nossas relações bilaterais e nas metas principais da comunidade internacional.

Em um comparecimento diante da imprensa, Zapatero informou sobre o conteúdo do telefonema que recebeu ontem de Obama, que qualificou de "muito cordial" e onde lhe transmitiu o "sentimento profundo" na Espanha pela vitória eleitoral do democrata.

Segundo o presidente do Governo espanhol, os dois falaram sobre manter um encontro, que não se concretizou, devido à agenda de Obama.

Zapatero afirmou que a Espanha e os Estados Unidos compartilham "muitos interesses e princípios, e estão chamados a trabalhar juntos". Além disso, ressaltou que nessa conversa também esteve presente o tema da crise do sistema financeiro internacional.

O chefe do Executivo espanhol disse que a eleição de Obama representa uma "nova etapa, e uma etapa de grande esperança".

Segundo ele, a conversa confirmou as atitudes e os princípios de Obama, por isso está certo de uma "etapa esperançosa, não isenta de graves dificuldades, especialmente devido à situação econômica". EFE bf/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.