Zapatero defende diálogo para resolver questão das Malvinas

Londres, 19 fev (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, defendeu hoje o diálogo e a diplomacia para resolver a disputa entre a Argentina e o Reino Unido sobre as Ilhas Malvinas quanto aos planos britânicos de prospecção petrolífera no arquipélago.

EFE |

Zapatero assim expressou em presença do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, na entrevista coletiva que ambos ofereceram em Londres após a reunião que tiveram em Londres para analisar, principalmente, sua colaboração em matéria econômica.

Diante da rejeição da Argentina aos planos de prospecção petrolífera nas Malvinas por parte do Reino Unido, Brown insistiu que seu Governo está atuando dentro da legalidade internacional.

Ele acrescentou que se comunicou com as autoridades argentinas e ressaltou que a diplomacia existente entre os dois países "terá êxito".

Zapatero disse que as palavras pronunciadas por Brown significavam uma resposta "adequada", pois se fundamentam "no diálogo, na diplomacia e na cooperação".

O chefe do Executivo espanhol destacou que, diante de um assunto que afeta dois países como a Argentina e o Reino Unido, está "absolutamente convencido" de que haverá entendimento.

Além disso, Zapatero insistiu que tem certeza disso porque conhece "a disposição" de Brown em levar adiante essa tarefa diplomática. EFE BB/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG