desproporcional de Israel em Gaza - Mundo - iG" /

Zapatero critica atuação desproporcional de Israel em Gaza

Madri, 13 jan (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, disse hoje que Israel é um país amigo da Espanha e que, por isso, é preciso dizer as coisas claras à nação sobre sua atuação desproporcional em Gaza.

EFE |

Em entrevista à emissora de rádio espanhola "Onda Cero", Zapatero reiterou que "não há dúvida de que a reação ofensiva de Israel aos ataques do Hamas foi claramente desproporcional" e "reprovável", como crê que demonstra o fato de já ter deixado 900 mortos.

O líder também rejeitou o lançamento de foguetes por parte do Hamas contra a população israelense.

O presidente do Governo espanhol se mostrou convencido de que a situação atual originará um cessar-fogo e um processo de diálogo.

Zapatero ressaltou que, embora seja presidente do Governo, ele tem que seguir defendendo suas convicções e princípios. Além disso, para o líder não se trata de um problema de direita ou de esquerda, mas de respeitar as Nações Unidas e a legalidade internacional, e de apostar no diálogo.

O chefe do Governo espanhol destacou que ninguém pode estranhar suas convicções a favor da paz para frear "conflitos inúteis" que sempre voltam ao ponto de origem e tiram muitas vidas.

Ele afirmou que ele pediu o cessar-fogo tanto publicamente como na conversa que manteve há poucos dias com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Zapatero destacou o trabalho realizado pela Espanha para obter o cessar-fogo e que inclui a viagem que o ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, está fazendo atualmente pelo Oriente Médio. EFE bb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG