Zapatero apela para alta participação nas eleições europeias

Madri, 7 jun (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, fez hoje um apelo à participação nas eleições ao Parlamento Europeu para demonstrar a vocação europeísta da Espanha.

EFE |

O presidente, que votou em um colégio de Madri acompanhado de sua esposa, Sonsoles Espinosa, foi aplaudido por um grupo de pessoas e atacado por uns poucos.

O cabeça de lista do conservador Partido Popular (PP) - o principal da oposição na Espanha -, Jaime Mayor Oreja, destacou que, pela primeira vez, os espanhóis têm "uma oportunidade de tomar posição perante a crise" indo hoje às urnas.

Mayor Oreja, que foi ministro do Interior com José María Aznar, lidera pela segunda vez a candidatura do PP ao Parlamento Europeu, enquanto a lista socialista é liderada pelo ex-ministro da Justiça Juan Fernando López Aguilar.

A abertura dos colégios eleitorais se desenvolveu com normalidade, salvo algumas incidências, inferiores ao que costuma ser habitual em uma jornada eleitoral.

Os espanhóis vão às urnas para escolher 50 eurodeputados que os representarão no novo Parlamento europeu, em uma eleição dominada na Espanha pela política nacional. EFE nac/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG