Zapatero anuncia viagens a América Latina, África e Ásia

Madri, 6 jun (EFE).- O presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou hoje uma intensa agenda internacional para seu mandato, que prevê visitas a América Latina, África, Ásia e Oriente Médio.

EFE |

Zapatero anunciou essas viagens em uma conferência hoje em Madri, na qual fixou as diretrizes de ação diplomática do Governo nos próximos quatro anos.

O chefe de Governo espanhol explicou que tem a intenção de manter um "alto ritmo" de viagens à América Latina, com o desejo de visitar toda a região até o final de seu mandato.

Zapatero anunciou que dará atenção especial às cúpulas ibero-americanas. Para isso, disse que o rei Juan Carlos é o melhor embaixador com que a Espanha pode contar.

O presidente do Governo espanhol explicou que em sua primeira viagem africana, que não teve datas ainda fixadas, convocará junto com a Presidência do Senegal e com a comunidade da África Ocidental uma reunião de alto nível para abordar questões de economia, imigração, agricultura, infra-estrutura, energia e integração regional.

Zapatero se comprometeu a realizar outras três viagens à Ásia, um continente que destacou como importante para a aspiração da Espanha de ser um país "verdadeiramente global".

Em seu plano de viagens também anunciou uma visita ao Oriente Médio, o que seria sua primeira ida a região desde que assumiu seu atual cargo.

Apesar das "dificuldades econômicas", Zapatero disse que será mais fácil se dedicar à diplomacia nesse mandato. EFE cpg/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG