Yvette Cooper, uma jovem trabalhista em ascensão

Yvette Cooper continuou sua rápida progressão nos escalões do poder britânico ao assumir nesta sexta-feira o ministério do Trabalho e das Aposentadorias, uma pasta importante do governo onde entrou em 1999 com apenas 30 anos.

AFP |

Nascida em 20 de março de 1969 em Inverness, no norte da Escócia, Yvette Cooper é a filha de um representante sindical e de uma professora de matemática. Ela se formou nas prestigiosas universidades de Oxford e Harvard e na London School of Economics.

Ela é casada desde 1998 com Ed Balls, fiel colaborador do primeiro-ministro Gordon Brown desde o início dos anos 90. Para recompensá-lo, Brown manteve Balls no ministério da Infância e da Família nesta sexta-feira.

Eleita em 1997 numa circunscrição trabalhista, Cooper deixou o cargo de jornalista econômica que ocupava há dois anos na publicação The Independent.

Dois anos depois de entrar na Câmara dos Comuns, integrou o governo trabalhista no cargo de subsecretária de Estado para a Saúde Pública. Em 2007, se tornou secretária de Estado para os Assuntos Imobiliários e integrou o Gabinete. Ela ocupava desde janeiro de 2008 o cargo de ministra do Tesouro.

Yvette Cooper e Ed Balls, que têm três filhos, foram abalados pelo recente escândalo do uso indevido de verbas públicas pelos deputados britânicos.

elm/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG