YouTube faz concurso para descobrir talentos da música clássica

O website usado para compartilhar vídeos YouTube está lançando uma competição para descobrir novos talentos da música erudita. O site pede que usuários submetam vídeos mostrando suas performances para montar o que está chamando de orquestra sinfônica online.

BBC Brasil |

Os interessados têm até 28 de janeiro de 2009 para apresentarem seus trabalhos. Uma votação final do público deverá ocorrer duas semanas depois para escolher as melhores interpretações.

Os vitoriosos no concurso serão levados para o Carnegie Hall, em Nova York, para tocar em um evento de música clássica com três dias de duração.

O concurso
Os competidores terão que interpretar uma peça composta especialmente para o concurso pelo músico chinês Tan Dun, mais conhecido por ter ganho o Oscar pela trilha sonora do filme O Tigre e o Dragão.

Para isso, é possível fazer o download da partitura da composição e assistir a um vídeo que mostra o compositor regendo a peça.

Em entrevista à BBC, Tan Dun contou que a inspiração para compor a peça veio de caminhadas pelas ruas de Nova York e dos sons de máquinas.

"Qualquer um pode fazer o download da partitura da minha Sinfonia da Internet No 1 - Eroica e pegar qualquer parte dela para tocar com algum instrumento ou objeto", diz o compositor.

Além da composição de Tan Dun, os competidores também precisam enviar um vídeo com uma interpretação de uma peça musical famosa.

As interpretações serão avaliadas por um júri especializado, que fará uma seleção dos vídeos que serão submetidos ao público, que irá escolher as melhores performances.

"Por meio do projeto da Orquestra Sinfônica do Youtube nós iremos explorar novos meios de os amantes da música clássica criarem trabalhos e aprenderem uns com os outros", diz o conselheiro artístico do projeto e diretor musical da Sinfônica de São Francisco, Michael Tilson Thomas.

Thomas comandará o encontro dos vencedores no Carnegie Hall, em Nova York, que está marcado para abril de 2009 e incluirá um recital com a composição de Tan Dun.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG