Los Angeles (EUA), 9 abr (EFE).- O site YouTube, de propriedade do Google, e o grupo Universal Music Group, do conglomerado francês Vivendi, trabalharão juntos na criação do portal de músicas e clipes Vevo, anunciaram hoje as duas firmas.

O portal será inaugurado no final do ano e usará o domínio www.vevo.com, registrado em novembro de 2008 e que ainda permanece sem funcionamento.

No anúncio feito hoje, as companhias explicam que o Vevo disponibilizará o catálogo completo de clipes da Universal, uma das maiores empresas do ramo no mundo.

O YouTube, que fornecerá a tecnologia, e a Universal Music Group, responsável pelo conteúdo, dividirão as receitas em publicidade tanto do Vevo.com como do canal Vevo no YouTube.

O canal do Universal Music Group no YouTube é o mais visto do portal, com 3,5 bilhões de visitas.

As empresas não explicaram se alguma outra empresa do ramo musical colaborará na criação do novo portal. Doug Morris, diretor da Universal Music, disse em entrevista ao canal de televisão "CNET" que outras empresas podem se juntar ao projeto no futuro.

"Acreditamos que, no momento de lançar o Vevo, o portal já terá mais tráfego que qualquer outro ligado a música nos EUA e no resto do mundo", comentou. EFE mg/dp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.