Yanukovich e Timoshenko passam para 2º turno na Ucrânia, diz boca-de-urna

Kiev, 17 jan (EFE).- O líder opositor pró-Rússia Viktor Yanukovich e a primeira-ministra da Ucrânia, Yulia Timoshenko, disputarão a Presidência do país no segundo turno, segundo os resultados das pesquisas de boca-de-urna feitas durante as eleições deste domingo.

EFE |

Segundo a pesquisa realizada pelo canal de televisão "ICTV", Yanukovich ficaria em primeiro lugar com 35,6% dos votos, enquanto a chefe de Governo apareceria em segundo com 25,72%.

O atual presidente, Victor Yushchenko, ficaria apenas com o quinto lugar, com 5,61% dos votos, atrás do banqueiro Serguei Tiguipko, com 13,14%, e do ex-presidente do Parlamento, Arseniy Yatsenyuk, com 6,87%, diz o levantamento da "ICTV".

Já de acordo com a pesquisa de boca-de-urna Natsionalni, Yanukovich vence o primeiro turno com 31,5% votos, seguido de Timoshenko, com 27,2%; Tiguipko, com 13,5%; Yatseniuk, com 7,8%; e Yushchenko, com 6%.

A lei eleitoral da Ucrânia estabelece que o segundo turno deve acontecer no terceiro domingo depois do dia do primeiro turno, ou seja, em 7 de fevereiro.

Os resultados das pesquisas de boca-de-urna foram divulgados imediatamente após o fechamento dos colégios eleitorais.

De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC) da Ucrânia, o dia de votação transcorreu calmamente e sem irregularidades capazes de questionar a validade do pleito.

Os dados de participação eleitoral, ainda parciais, indicam que esta foi inferior à registrada no primeiro turno das eleições presidenciais anteriores, quando 74,92% dos 36,5 milhões de eleitores ucranianos foram às urnas. EFE bk-bsi/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG