intuitivo - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Yamaha lança novo instrumento musical intuitivo

A empresa japonesa Yamaha lançou um novo tipo de instrumento musical que permite, segundo o fabricante, compor em alguns minutos canções que, com um programa de informática de composição em um computador normal, exigiriam vários dias de trabalho.

AFP |

Batizado "Tenori-on", esse instrumento digital se apresenta sob a forma de uma espécie de quadro-negro coberto com 256 botões luminosos nos quais o compositor pode compor amostras ("samples") variados.

A composição é elaborada com as diferentes teclas para gerar uma frase musical sobre as quais se sobrepõem outros sons, como se faz ao gravar em canais diferentes as partituras executadas por cada instrumento.

O compositor seleciona os botões e programa os efeitos de maneira mais ou menos aleatória, segundo sua sensibilidade musical e sua experiência.

Ao tocar as teclas, os sons são sincronizados criando uma espécie de animação que permite "ver" a música que foi criada enquanto é ouvida.

"São necessários apenas 20 minutos para se aprender a utilizar este instrumento", informou à AFP o especialista em tecnologias de som inovadoras da Yamaha, Yu Nishibori, co-criador do objeto ao lado do compositor de música eletrônica japonês, Toshio Iwai.

A música criada do nada diante dos jornalistas da AFP em quinze minutos, teria exigido vários dias de trabalho com um programa de composição para computador, menos intuitivo, segundo Nishibori.

O desenvolvimento desse instrumento durou seis anos.

O "Tenori-on" foi lançado no mercado pelo preço de 121.000 ienes (750 euros).

kap/dm

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG