Woody Allen pede US$ 10 milhões por uso indevido de imagem em anúncio

Nova York, 1 abr (EFE) - O diretor de cinema e ator americano Woody Allen apresentou um processo em um tribunal de Nova York de pelo menos US$ 10 milhões contra a rede de lojas de roupa American Apparel, que utilizou sua imagem em um anúncio sem consentimento, informaram hoje veículos de comunicação locais.

EFE |

O escritório de advogados Loeb & Loeb, que representa o cineasta, afirmou que a American Apparel "não buscou, em absoluto, obter a permissão ou o consentimento de Woody Allen" para o uso de sua imagem em diferentes peças publicitárias na internet e painéis em Nova York e em Los Angeles (Califórnia).

No anúncio da marca de roupa, que foi lançado em maio de 2007, Woody Allen aparecia vestido como um judeu ortodoxo com barba longa e chapéu preto, acompanhado das palavras "o rabino sagrado" em yiddish e o nome da empresa.

A imagem utilizada é um fotograma do filme "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977), protagonizado por Diane Keaton e Woody Allen e vencedor de quatro Oscar, entre eles o de melhor diretor e melhor filme.

A ação judicial, apresentada na segunda-feira perante o tribunal federal do distrito sul de Nova York, indica que "Woody Allen obteve um sucesso comercial e de crítica considerável em sua carreira, entre outras coisas, mantendo um rígido controle sobre os projetos aos quais está associado".

O escritório de advogados considera que "o uso não permitido da imagem do diretor de cinema por parte da American Apparel é atroz e prejudicial, porque Allen não se dedica à promoção comercial de produtos ou serviços nos Estados Unidos".

A American Apparel é uma marca americana que fabrica camisetas e roupa esportiva, conhecida por seus anúncios provocadores com jovens modelos.

A companhia, fundada em Los Angeles (Califórnia) por Dov Charney, tem lojas nos Estados Unidos e outros 16 países, e também vende seus produtos pela internet, segundo seu site. EFE bj/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG