Wikipedia alemã é bloqueada por causa de disputa com deputado da Esquerda

Berlim, 16 nov (EFE).- A site da Wikipedia na Alemanha está bloqueada devido a uma disputa judicial imposta pelo deputado do partido A Esquerda Lutz Heilmann, por causa de um artigo sobre ele na enciclopédia digital no qual se dizia que sua imunidade tinha sido retirada pelo Bundestag (Câmara Baixa).

EFE |

O levantamento da imunidade, segundo o artigo em questão, teria a ver com ameaças por SMS proferidas pelo deputado a um conhecido seu.

Além disso, no artigo havia passagens sobre o passado de Heilmann, no qual esteve vinculado com os serviços secretos na extinta República Democrática Alemã (RDA).

A vinculação de Heilmann com a STASI se conhecia desde 2005, quando o deputado aceitou o "erro" que tinha cometido no passado e se desculpou mas, ao mesmo tempo, se negou a renunciar a sua cadeira parlamentar.

Em sua biografia oficial se diz que trabalhou para o Ministério de Segurança Estatal da RDA, do qual dependia a STASI, só como guarda-costas durante o prolongamento de seu serviço militar.

As pessoas que tentarem abrir hoje o site da wikipedia em alemão - wikipedia.de - encontrarão com uma comunicação na qual se dá conta da situação jurídica da enciclopédia digital.

Além disso, se indica que wikipedia interporá um recurso jurídico contra a proibição e aparece também a advertência habitual de que a plataforma não é responsável pelo conteúdo dos artigos. EFE rz/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG