Wii: o jogo é virtual, mas a lesão pode ser real

O console interativo Wii da Nintendo propõe ao jogador que faça exercícios físicos através de videogames, mas os médicos advertem que, como num esporte de verdade, existe o risco de dor ou lesão se praticado de forma intensiva e sem um aquecimento prévio.

AFP |

A Nintendo afirma ter apenas conhecimento de jogadores que sentiram os músculos inchados, mas os pesquisadores britânicos do Hospital Leeds Teaching identificaram uma lesão, à qual deram o nome de "Wii Knee", que afeta o joelho dos jogadores despreparados, os chamados esportistas de fim de semana, que passam muitas horas usando o console.

"O risco de lesão existe evidentemente como em toda atividade física. A primeira precaução é fazer um aquecimento antes de jogar e fazer pausas com regularidade", explica Patrick Bacquaert, diretor médico do Instituto francês de Biologia e Medicina do Esporte.

"Com o Wii, o jogador não tem limite de tempo, como quando reserva uma quadra de tênis e, se está absorto no jogo, pode passar várias horas seguidas, o que favorece a tendinite", afirma.

Segundo Bacquaert, o pulso e o joelho são as zonas do corpo mais expostas a lesões quando se joga o Wii Sports - que inclui tênis, golfe, beisebol, golfe e boxe - ou o Wii Fit - programa de ginástica -, dois dos maiores êxitos do console, dos quais foram vendidos 40 milhões e 14 milhões de exemplares, respectivamente, em todo mundo.

"Senti dores no joelho e nas costas depois de passar uma parte jogando tênis com amigos", explica Olivier Lefebvre, de 43 anos. "Como faço menos esporte que eles, tive que fazer um esforço maior e me prejudiquei. No dia seguinte, eles não tinham problema algum", acrescenta.

"Deixei de jogar durante uns dias e fui melhorando. Agora vou com cuidado de não fazer esforço demais e faço pausas. Jogo como se fizesse esporte. Tento evitar os excessos", afirma ainda.

A Nintendo, por sua parte, assegura não ter recebido queixas de lesões graves de jogadores, mas recorda que é importante respeitar certas precauções.

"No máximo, temos conhecimento de músculos inchados. Isso afeta principalmente as pessoas que fazem pouco ou nenhum esporte ou as que têm, por exemplo, excesso de peso. Recomendamos a essas pessoas que façam um check-up com seu médico antes de jogar para comprovar que não têm riscos", explica Mathieu Minel, diretor de mercado da filial francesa do grupo japonês.

As precauções não evitam, no entanto, os acidentes. Jogando com um programa de snowboard para Wii em novembro, o ciclista profissional britânico Mark Cavendish machucou levemente a panturrilha.

mch/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG