emocionante - Mundo - iG" /

Wiesel diz que visita de Obama a campo de Buchenwald será emocionante

O Prêmio Nobel da Paz e sobrevivente do Holocausto Elie Wiesel, que irá na sexta-feira com o presidente Barack Obama ao campo de concentração nazista de Buchenwald, onde foi libertado em 1945, disse que a visita será muito emocionante.

AFP |

Por telefone de Nova York, onde mora, Wiesel, de 80 anos, contou ter ficado muito honrado com o convite de acompanhar Obama, na primeira visita de um presidente americano ao campo de Buchenwald.

Um tio-avô de Obama, Charlie Payne, participou como soldado da libertação do campo de trabalhos forçados de Ohrdruf, também na Alemanha.

"Acredito que este presidente ficará muito emocionado com o que vai ver", estimou o escritor. "Baseado no que percebo dele, no que sei sobre ele, tenho certeza disso. Ele é o sexto presidente americano que eu conheço, a quem vejo regularmente - tenho certeza que (a visita ao campo) será muito forte".

Em 1944, ainda adolescente, Wiesel foi preso em sua cidade natal, na Romênia, separado da mãe e das irmãs em Aushwitz na Polônia ocupada e transferido para o campo de Buna.

Os nazistas então levaram Wiesel e outros milhares de prisioneiros judeus em uma marcha de Aushwitz para Bushenwald, onde seu pai morreu vítima de disenteria meses antes do campo ser libertado pelos americanos.

Wiesel e Obama também serão acompanhados pela chanceler alemã, Angela Merkel, com quem Obama se encontrará mais cedo na cidade de Dresden.

"Isso faz parte da história alemã, então é justo que ela esteja lá", comentou Wiesel.

fjb/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG