Westminster foi cenário de uniões, coroações e funeral de Diana

Saiba mais sobre a igreja londrina onde o príncipe William se casará com Kate Middleton em 29 de abril de 2011

iG São Paulo |

A Abadia de Westminster, onde o príncipe William se casará com Kate Middleton em 29 de abril de 2011, é uma igreja em estilo gótico que serviu de cenário para momentos marcantes da monarquia britânica. Para William, o templo londrino é, principalmente, o local onde foi realizado o funeral de sua mãe, a princesa Diana, em 6 de setembro de 1997.

AFP
Elizabeth 2ª (centro, à esq.) e seu marido, o príncipe Philip (centro, à dir.), saem de Abadia de Westminster após eucaristia no centro de Londres

Meio século antes, em 20 de novembro de 1947, a igreja foi escolhida para o casamento da avó de William, a então princesa Elizabeth, com Philip Mountbatten. Seis anos mais tarde, ela seria coroada rainha no mesmo local.

Dois dos quatro filhos da rainha Elizabeth 2ª optaram por realizar seus casamentos em Westminster: a princesa Anne, que se casou com Mark Phillips em 1973, e o príncipe Andrew, que se casou com Sarah Ferguson em 1986. Ambos os matrimônios terminaram em divórcio.

O príncipe Charles, herdeiro do trono e pai de William, optou pela maior e mais luxuosa catedral de São Paulo para seu casamento com a princesa Diana, em julho de 1981. O casal se divorciou em 1996.

A Abadia - cujo nome formal é Igreja Colegiata de São Pedro de Westminster - começou a ser construída em 1245 durante o reinado de Henry 3º, um dos 17 reis enterrados no local. Há mais de três mil túmulos em Westminster, incluindo os de Isaac Newton, Lawrence Olivier, Charles Dickens e Charles Darwin.

Até hoje, 38 coroações foram realizadas em Westminster: a da rainha Elizabeth 2ª, em 1953, foi a primeira a ser transmitida pela televisão.

Um dos prédios góticos mais importantes do Reino Unido, a igreja é uma "royal peculiar", ou seja, está diretamente sob a jurisdição do mornarca - que também é o governador supremo da Igreja Anglicana - e não de uma diocese. Westminster se autofinancia com doações e a venda de ingressos, já que é uma atração turística da capital britânica. Missas são realizadas todos os dias.

William e Kate

O príncipe William anunciou o noivado com Kate Middleton em 16 de novembro. Na ocasião, entregou a ela um anel de safira e diamante que foi de sua mãe. O casal, de 28 anos, conheceu-se na Universidade de St Andrews e ficou noivo durante viagem ao Quênia, em outubro, depois de oito anos de namoro.

O pai de Kate é um ex-piloto de avião e sua mãe uma ex-aeromoça. Os dois tornaram-se milionários com uma empresa de organização de festas infantis. Kate trabalha no negócio dos pais, a Party Pieces, desde que sua tentativa inicial de trabalhar em Londres provocou um enxame de fotógrafos, que a perseguiam por toda a cidade. Ela chegou a ameaçar jornais e tabloides com um processo judicial.

A festa acontecerá 30 anos depois do histórico casamento de Charles e Diana. A princesa morreu em um polêmico acidente de carro em Paris, em 1997, quando ela e o namorado, Dodi al-Fayed, eram perseguidos por 'papparazi'.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG