Westerwelle diz que liberais estão prontos para governar na Alemanha

Berlim, 27 set (EFE).- O líder do Partido Liberal alemão (FDP), Guido Westerwelle, afirmou hoje que a legenda está pronta para assumir a responsabilidade de governar em coalizão com a dupla formada pela União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã da Baviera (CSU), da chanceler do país, Angela Merkel.

EFE |

A CDU/CSU se impôs hoje nas eleições gerais alemãs com mais de 33% dos votos, seguido pelo grande derrotado do dia, o Partido Social-Democrata (SPD), com 23%.

Os liberais obtiveram seus melhores resultados nas urnas desde a criação da República Federal da Alemanha, com números que, segundo os primeiros dados, chegam perto de 15% dos votos.

Tudo isso abre espaço para uma aliança entre conservadores e liberais, de maioria parlamentar clara, que põe fim à grande coalizão entre a CDU/CSU e os social-democratas.

"Ficamos alegres com os resultados, mas isso significa responsabilidade e estamos prontos para assumi-la", afirmou Westerwelle.

O líder liberal assegurou que o FDP trabalhará no Governo alemão por um sistema tributário mais justo, por melhores oportunidades na educação e pelos direitos civis.

Westerwelle insistiu em que, apesar da euforia pelo resultado, seu partido "mantém os pés no chão. Agora, começa o trabalho de verdade pela Alemanha e por nosso povo", afirmou. EFE nvm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG