acompanhar com atenção os bombardeiros russos na Venezuela - Mundo - iG" /

Washington vai acompanhar com atenção os bombardeiros russos na Venezuela

Os Estados Unidos vão acompanhar com muita atenção os dois bombardeiros russos que chegaram quarta-feira à Venezuela, considerados por Washington como material da Guerra Fria, avisou nesta quinta-feira o porta-voz do departamento de Estado, Sean McCormack.

AFP |

"É algo que vamos acompanhar com muita atenção, assim como os movimentos dos demais equipamentos militares supostamente enviados para participar de exercícios", declarou McCormack.

"É material da Guerra Fria, e vamos deixar que os russos descrevam suas capacidades ou os equipamentos que podem receber", acrescentou o porta-voz, questionado durante uma entrevista coletiva sobre a presença na Venezuela de dois bombardeiros estratégicos russos TU-160 que vieram particpar, segundo Moscou, de "vôos de treinamento".

McCormack também se referia às manobras navais conjuntas anunciadas no fim de semana passado no Caribe, uma região que os Estados Unidos praticamente consideram parte de seu território, em um contexto de deterioração das relações russos-americanas desde a intervenção russa na Geórgia, em agosto.

Vários navios da frota russa do Norte e aviões da marinha russa devem participar dos exercícios nas águas venezuelanas do Caribe.

McCormack comparou a presença de equipamentos militares russos na América Latina ao envio ao Mar Negro de três aparelhos da marinha americana transportando uma ajuda humanitária à Geórgia, abalada pelo conflito de agosto contra a Rússia.

"Quero apenas ressaltar que nossos equipamentos militares no Mar Negro, para citar um exemplo, estão lá para entregar uma ajuda humanitária. Deixarei que os russos e os venezuelanos descrevam o objetivo de suas atividades", declarou o porta-voz americano.

sl/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG