Washington se prepara para festejar posse do 44º presidente dos EUA

Apesar de o nome do sucessor de George W. Bush ainda não ter sido definido, os preparativos para as comemorações que acompanharão, em 20 de janeiro de 2009, em Washington, a posse do 44º presidente dos Estados Unidos já começaram.

AFP |

Alguns dos melhores hotéis da capital já estão lotados para o dia 20 de janeiro e os precedentes já que, tradicionalmente, a posse do líder da maior potência mundial é precedida por uma semana de festividades.

Porém, em 20 de janeiro, os festejos darão lugar à solenidade da posse.

Se o próximo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama ou John McCain, respeitar a tradição, começará o dia com um serviço religioso. Ele se encontrará com seu antecessor na Casa Branca e assistirá ao juramento no cargo de seu vice-presidente.

Em seguida, pronunciará no Capitólio, com toda a solenidade exigida para o momento, as seguintes palavras: "Juro solenemente que cumprirei as funções de presidente dos Estados Unidos e que, na medida do possível, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos".

Cerca de 240.000 ingressos estarão disponíveis para ouvi-lo recitar este artigo 2, seção 1, da Constituição americana.

Haverá apenas 30.000 cadeiras, avisaram os organizadores, que fornecerão coberturas para que os espectadores possam se proteger de uma chuva eventual . Por motivos de segurança, os guarda-chuvas serão proibidos.

O americano que quiser um ingresso terá que fazer um pedido neste sentido a um de seus representantes no Congresso. Estarão presentes generais americanos, dirigentes e diplomatas estrangeiros, afirmou à AFP Carole Florman, porta-voz do comitê parlamentar que reúne os dois grandes partidos para a organização da maior parte dos festejos.

"O presidente (iraniano) Mahmud Ahmadinejad não virá. Não vamos reservar uma cadeira para ele", ironizou.

Depois de prestar juramento, o presidente deverá participar de um almoço formal, e voltar em seguida à Casa Branca para assistir a um desfile militar.

ok/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG