Washington está satisfeita com a colaboração cubana no Haiti

Paris, 5 fev (EFE).- O secretário-adjunto de Estado americano para o Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela, mostrou hoje a satisfação de seu país com a colaboração cubana na ajuda humanitária durante o terremoto do Haiti.

EFE |

"Estivemos em contato direto com as autoridades cubanas que tornaram possível o sobrevoo em seu território para as missões humanitárias, incluindo as que levavam forças aéreas americanas", disse Valenzuela em Paris, durante uma viagem pela Europa.

O responsável pela diplomacia americana para a América Latina avaliou positivamente a colaboração comum de países como Brasil, Cuba, Bolívia, França, Canadá e República Dominicana na solidariedade com o Haiti.

Valenzuela também se referiu à mudança na política americana em relação ao regime cubano.

"Buscamos uma Cuba aberta. As políticas do passado em relação a Cuba não foram efetivas", afirmou o diplomata, assinalando que o Governo de Barack Obama "mudou algumas dessas políticas".

Valenzuela disse que há conversas entre Washington e Havana sobre "temas de interesse comum", tais como os aspectos comerciais. EFE vm/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG