Washington e Seul reforçam compromisso com desnuclearização norte-coreana

Seul, 3 fev (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o chefe de Estado sul-coreano, Lee Myung-bak, reiteraram hoje seu compromisso para conseguir uma saída pacífica à questão do programa nuclear norte-coreano, informou hoje o Governo em Seul.

EFE |

Durante uma conversa por telefone, Obama ressaltou a importância de que se aumente a cooperação entre os países que fazem parte dessas negociações - EUA, China, Japão, Rússia e as duas Coreias -, para avançar na desnuclearização norte-coreana.

O presidente sul-coreano agradeceu o firme apoio dos EUA no assunto, segundo indicou o porta-voz presidencial, Lee Dong-kwan, citado pela agência local de notícias "Yonhap".

Obama falou também da importância da aliança entre ambos os países e confirmou que a Secretaria de Estado Hillary Clinton visitará a Coreia do Sul em meados deste mês para abordar questões bilaterais.

Trata-se da primeira conversa oficial entre os dois líderes desde que Obama tomou posse em 20 de janeiro.

A conversa entre os dois líderes também coincidiu com a publicação de informação da Inteligência sul-coreana sobre a possibilidade de que a Coreia do Norte esteja preparando o lançamento de um míssil intercontinental. EFE ce/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG