Washington declara estado de emergência por nevasca

WASHINGTON - A capital dos Estados Unidos decretou, neste sábado, estado de emergência devido à nevasca que atinge a costa leste dos país, a pior dos últimos seis anos. Ela forçou o cancelamento de voos e deixou milhares de pessoas sem luz.

iG São Paulo |

A nevasca, que continuará ao longo do dia, deixou mais de 30 centímetros de neve em algumas áreas, como informou o Serviço Nacional Meteorológico. A expectativa é que chegue a 56 centímetros na região entre Baltimore e Washington.


Morador de Washington passeia com cachorro perto do Capitólio/ AP

Na Carolina do Norte, pelo menos 60 mil pessoas ficaram sem luz na noite passada devido ao temporal.

A tempestade de neve, que deve ser a maior desde fevereiro de 2003, pode restringir bastante as vendas em um dos finais de semana mais movimentados do ano para o varejo.

O prefeito de Washington, Adrian Fenty, declarou emergência, e o governo do Distrito de Columbia pediu aos cidadãos que permaneçam em casa durante a tempestade.

A neve obrigou o presidente dos EUA, Barack Obama, que voltava de Copenhague na noite de quinta-feira, a retornar por terra e não de helicóptero, como é habitual, da base aérea de Andrews para a Casa Branca.

Transtornos

Prevendo a tempestade, as empresas aéreas cancelaram vários voos, nacionais e internacionais. Só a Delta anulou cerca de 500 voos cancelados, enquanto a JetBlue suspendeu aproximadamente 150 nos aeroportos de Washington e Nova York.

No Capitólio, sede do poder Legislativo, onde deputados e senadores debatem projetos de lei antes do recesso de Natal, vários políticos optaram por passar a noite em hotéis próximos em vez de correr o risco de não chegar a tempo para as votações previstas para o fim de semana.

Washington anunciou o fechamento do metrô de superfície, e interrompeu todos os serviços de ônibus no começo da tarde, quando as ruas começaram a se tornar intransitáveis.

Além de Washington, a cidade da Filadélfia e todo o estado da Virgínia declararam estado de emergência.

Estátuas ficam cobertas por neve perto de museu em Washington /AFP

*Com informações das agências EFE e Reuters

Leia mais sobre nevasca

    Leia tudo sobre: nevasca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG