Washington DC aprova casamento homossexual

O conselho municipal da capital federal americana, Washington DC, aprovou nesta terça-feira a legalização do casamento gay por 11 votos contra 2, mas o projeto ainda deve passar pelo Congresso.

AFP |

A medida, promovida pelo prefeito democrata Adrian Fenty, vem sendo fortemente combatida pela arquidiocese católica assim como pela oposição, que exige a realização de um referendo.

A Igreja Católica, com 580.000 fiéis na região, pede que seja modificado o projeto de lei, ameaçando terminar com seus programas sociais, realizados em colaboração com a prefeitura de Washington, o que afetaria 68.000 pessoas.

Leis semelhantes foram aprovadas em outros cinco estados do nordeste dos Estados Unidos (Maine, Connecticut, Massachusetts, New Hampshire, Vermont) e Iowa (centro).

Mas no Maine, um referendo realizado no dia 3 de novembro passado anulou a lei. A Califórnia (oeste), o primeiro estado americano onde foi aprovado o casamento homossexual no ano passado, também voltou atrás em sua decisão depois de um referendo semelhante.

kdz/vmt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG