Washington ainda não quer divulgar novo plano de paz para Oriente Médio

Os Estados Unidos anunciaram neste sábado que ainda não pretendem divlgar seu projeto para a paz no Oriente Médio, depois que o rei Abdala II da Jordânia revelou que Washington prepara um novo plano de paz para a região.

AFP |

Um alto conselheiro do presidente americano, Barack Obama, deu a entender que o novo plano americano poderia incluir elementos de uma iniciativa de paz lançada em 2002, inspirada em uma proposta saudita, citada por Abdala II como um dos caminhos possíveis para a paz.

O monarca jordaniano e Obama se reuniram no mês passado na Casa Branca, e um alto conselheiro do presidente americano, que pediu o anonimato, indicou que os dois haviam conversado sobre eventuais soluções para o Oriente Médio.

"A possibilidade de retomar esta iniciativa árabe foi uma das coisas sobre as quais falaram", revelou a fonte.

"A decisão sobre a melhor solução surgirá a partir de todas estas negociações", acrescentou, referindo-se a um encontro previsto para a próxima segunda-feira entre Obama e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que viaja a Washington.

Em entrevista à AFP divulgada neste sábado, Abdala II disse esperar que "o anúncio da administração americana (...) de seu plano de paz para reativar as negociações sobre uma solução global" do conflito árabe-israelense.

Obama deve apresentar seu novo plano no Egito, para onde viaja em junho.

Leia mais sobre: Oriente Médio

    Leia tudo sobre: oriente médio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG