missão cumprida no Iraque - Mundo - iG" /

Washington admite que errou ao dizer missão cumprida no Iraque

A Casa Branca admitiu nesta quarta-feira que pagou um alto preço por ter colocado um cartaz com os dizeres Missão Cumprida há cinco anos, poucas semanas após invadir o Iraque.

AFP |

Em 1º de maio de 2003, depois de derrubar o líder iraquiano Saddam Hussein, o presidente americano, George W. Bush, pronunciou na proa de um porta-aviões um discurso triunfalista, sob o cartaz com a inscrição "Missão Cumprida".

Durante este discurso, Bush disse que "as principais operações de combate no Iraque" tinham terminado, e que "a batalha no Iraque era uma vitória na guerra contra o terrorismo, iniciada em 11 de setembro de 2001".

"Sem dúvida, pagamos um preço alto por não termos sido mais específicos neste cartaz. Sei que a imprensa vai falar disso novamente amanhã", no dia 1º de maio, declarou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

"O presidente Bush tem plena consciência de que o cartaz deveria ter sido muito mais específico, dizendo por exemplo 'Missão cumprida para os marinheiros deste porta-aviões'", acrescentou.

A Casa Branca sempre destacou que Bush nunca repetiu a expressão "missão cumprida" naquele discurso pronunciado no porta-aviões USS Abraham Lincoln.

O cartaz é utilizado a cada 1º de maio pelos opositores à guerra para criticar o conflito no Iraque.

ok/yw/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG