aberto a discutir escudo antimíssil - Mundo - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Washington acredita que Medvedev está aberto a discutir escudo antimíssil

A Casa Branca declarou nesta quinta-feira que compreende as preocupações de Moscou com os planos americanos de instalar um escudo antimísseis na Europa e considerou que o novo presidente russo, Dimitry Medvedev, está aberto a discutir esse projeto.

AFP |

"Os Estados Unidos e a Rússia continuarão trabalhando juntos nesse assunto", declarou à AFP a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Kate Starr.

"Compreendemos a preocupação dos russos, mas nos alegra saber que o presidente Medvedev está aberto ao nosso trabalho e à discussão em curso", afirmou.

Medvedev alertou contra qualquer decisão unilateral sobre o escudo antimísseis americano e disse que Moscou está decidido a reagir "de forma adequada" à instalação de um dispositivo desse tipo.

"Considero que a situação não está perdida, mas as decisões adotadas não podem ser comemoradas, e seremos obrigados a buscar respostas adequadas às decisões tomadas", indicou Medvedev em uma entrevista concedida à imprensa chinesa e publicada no site do Kremlin.

O presidente disse também que Moscou está "disposta a continuar o diálogo em todas as direções, em todos os formatos, com nossos sócios europeus e americanos, inclusive sobre essas questões".

Segundo Washington, o escudo antimísseis tem o objetivo de proteger os Estados Unidos de eventuais ataques de Estados como o Irã. O projeto envolve a instalação de dez mísseis interceptores na Polônia, acoplados a um radar na República Tcheca.

Moscou acredita, contudo, que o projeto seja uma ameaça à sua própria segurança.

O governo tcheco aprovou na quarta-feira o acordo para a instalação do radar em seu território, mas essa decisão ainda deve ser submetida à aprovação do Parlamento.

mlm/cl/tt

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG