Walter Salles e Fernando Meirelles disputam Palma de Ouro em Cannes

Redação Central, 13 mai (EFE).- O Brasil marcará presença no 61º Festival de Cannes deste ano com Linha de Passe, co-dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas; Blindness - Ensaio Sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles e A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele.

EFE |

Os trabalhos dos já consagrados Walter Salles e Fernando Meirelles participarão da competição que tem como prêmio a Palma de Ouro, enquanto "A Festa da Menina Morta", que marca a estréia do ator Nachtergaele como roteirista e diretor, será exibida na mostra "Un Certain Regard" (Um certo olhar).

O filme que marca a volta de Fernando Meirelles após "O Jardineiro Fiel" também será responsável por abrir o festival, no dia 14 de maio, junto com "Two Lovers", do americano James Gray, e "Entre les murs", de Laurent Cantet.

"Blindness", baseado no livro "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago, e protagonizado por Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal, conta a história de uma inexplicável epidemia de cegueira que atinge toda a população, com exceção de uma mulher.

Em seu blog, Meirelles comentou sobre diversos momentos das gravações e especialmente sobre as dificuldades para finalizar a obra, que chegou a ser modificada seis vezes. O diretor conta que um dos pontos que mais desagradaram o público de amigos que assistiram às primeiras versões foram os personagens descaracterizados, que seguem o estilo literário de Saramago.

Outro problema, que parece ter sido solucionado após muitas versões, foi o teor das cenas de violência, que fizeram muitas mulheres levantarem-se e abandonarem as sessões de teste.

Já "Linha de Passe", que marca a retomada de Walter Salles a temas brasileiros, após a experiência no exterior com "Água Negra", conta a história de quatro irmãos de uma família pobre que lutam para seguir seus sonhos.

Antes mesmo de iniciar as filmagens, o trabalho já rendeu um processo do diretor contra João Emanuel Carneiro, diretor da novela Cobras e Lagartos, por conta de um personagem da trama.

Carneiro, que já trabalhou com Salles em dois roteiros (Central do Brasil, 1998 e O Primeiro Dia, 1999) escreveu também a primeira versão de Linha de Passe (com idéia original do cineasta) e depois teve acesso â segunda versão, da qual teria tirado, conforme acusou Salles, o motoboy, vivido por Daniel de Oliveira na novela.

Por sua vez, a "A Festa da Menina Morta", que não estará competindo, conta a história de uma pequena população ribeirinha do alto do Amazonas que comemora há 20 anos a festa que dá nome ao filme.

O evento busca relembrar um fato do passado que é visto como milagre pela população. O protagonista do filme, Santinho, recebe após o suicídio de sua mãe os trapos do vestido de uma menina desaparecida. Embora a menina nunca tenha sido encontrada, o tecido rasgado e sujo de sangue passou a ser considerado sagrado.

A festa vai se tornando cada vez mais importante, com visitas, rezas e revelações da menina, que se manifesta através de Santinho.

Tudo isso ocorre sem que ninguém se preocupe com a dor de Tadeu, o irmão da menina morta.

1."Blindness - Ensaio Sobre a Cegueira".

Gênero: Drama.

Ano: 2008.

País: Brasil, Canadá, Japão.

Diretor: Fernando Meirelles.

Produção: Andréa Barata Ribeiro, Niv Fichman, Sonoko Sakai.

Roteiro: Don McKellar.

Estúdio: Focus Features.

Duração: 120 min.

Elenco: Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Don McKellar, Maury Chaykin, Martha Burns.

2."A Festa da Menina Morta".

Gênero: Drama.

Ano: 2008.

País: Brasil, Portugal.

Diretor: Matheus Nachtergaele.

Produção: Vania Catani.

Roteiro: Matheus Nachtergaele e Hilton Lacerda.

Estúdio: Bananeira Filmes.

Duração: 115 minutos.

Elenco: Daniel de Oliveira, Juliano Cazarré, Jackson Antunes, Cássia Kiss, Dira Paes.

3."Linha de Passe".

Gênero: Drama.

Ano: 2008.

País: Brasil.

Diretores: Walter Salles e Daniela Thomas.

Produção: Double Helix Entertainment, Media Rights Capital, Pathé Pictures International, Videofilmes Produções Artísticas Ltda.

Roteiro: Bráulio Mantovani, Walter Salles, Daniela Thomas.

Duração: 108 min.

Elenco: Vinícius de Oliveira, Ana Carolina Dias, José Geraldo Rodrigues, Kaique Jesus Santos, João Baldasserini, Sandra Corveloni.

EFE fb/rd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG