Jacarta, 19 jun (EFE).- O vulcão Rinjani, na ilha de Lombok, no sul da Indonésia, entrou em erupção e registra explosões que enviam lava a até 200 metros de altura e a meio quilômetro de distância da cratera, informaram hoje as autoridades locais.

Não foram registrados vítimas nem danos materiais até o momento, e não foi necessário retirar os moradores das localidades mais próximas.

O Centro Indonésio de Vulcanologia (VSI) tinha aumentado o nível de alerta em maio e desde então as autoridades proibiram os moradores da região e os turistas subir a montanha.

Este vulcão, o segundo mais alto da Indonésia, com 3.726 metros, é um dos mais ativos do arquipélago e experimentou desde 1847 repetidas explosões de caráter moderado com a formação ocasional de rios de lava.

A Indonésia está localizada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 permanecem ativos e 65 estão qualificados como perigosos. EFE jpm/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.