Vulcão na Islândia reduz emissão de cinzas

Copenhague, 19 abr (EFE).- O vulcão subterrâneo da geleira Eyjafjalla, no sul da Islândia, reduziu hoje substancialmente sua emissão de cinzas na atmosfera e começou a expelir lava, o que pode indicar a passagem para uma nova fase em sua atividade, informou o Instituto Meteorológico do país.

EFE |

A coluna de cinza procedente do vulcão, que no sábado alcançou uma altura de 11 quilômetros, nesta segunda-feira teve menos de três quilômetros, uma tendência que, se for mantida, poderia acabar com os problemas no tráfego aéreo que tiveram início há cinco dias na Europa.

O Centro Vulcanológico Nórdico de Reykjavik advertiu, no entanto, que até que sejam realizadas novas medições, não se pode determinar com segurança a passagem para a nova fase, apesar de todos os indícios apontarem para essa direção.

Os especialistas afirmaram também que não há nenhum indício de atividade no vizinho Katla, um dos vulcões mais potentes da Islândia, entrou em erupção nas três últimas vezes que Eyjafjalla também o fez, nos anos 920, 1612 e 1821. EFE alc/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG