Vulcão na Islândia continua liberando cinzas na atmosfera

Copenhague, 19 abr (EFE).- O vulcão islandês Eyjafjalla, em erupção desde a quarta-feira passada, continua expelindo lava e liberando cinzas na atmosfera, informaram hoje os serviços de Defesa Civil da Islândia.

EFE |

As autoridades islandesas constataram que durante a noite grandes quantidades de cinzas tinham sido detectadas nas áreas entre Ásólfsskáli e Sólheimajökull, a sudeste do vulcão.

Segundo as últimas previsões do Instituto Meteorológico Islandês, hoje haverá ventos provenientes do norte, o que poderia provocar precipitações de cinzas na área ao sul da geleira e inclusive sobre as ilhas vizinhas de Vestmanna.

Uma nova mudança na direção dos ventos poderia levar as cinzas para a região da capital Reykjavik, que até o momento não tinha sido afetada.

Os especialistas reconhecem que é difícil prever a evolução da erupção, já que a última deste vulcão aconteceu em 1821. Daquela vez, a erupção durou mais de um ano e provocou uma liberação significativa de cinzas, mas de forma descontínua. EFE alc/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG