Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Vulcão Llaima volta a entrar em erupção no sul do Chile

O vulcão Llaima, no sul do Chile, voltou a entrar em erupção na madrugada desta terça-feira depois de ter permanecido inativo por seis meses, lançando lava visível de várias localidades, informou a Agência Nacional de Emergência (Onemi).

AFP |

A Onemi indicou que a nova erupção se iniciou a partir das 03h40 locais, (04h30 de Brasília). "O vulcão Llaima apresenta escorrimento de lava, que pode ser observado da Comuna de Vilcún e da cidade de San Patricio", disse um funcionário da instituição.

A lava escorre por uma de suas ladeiras até o setor de Cherquenco na comuna de Vilcún, 85 km ao norte da cidade de Temuco, cerca de 700 km ao sul de Santiago.

A erupção do vulcão causou a mobilização de comitês de emergência, enquanto se estuda a retirada de 20 a 25 pessoas dos setores próximos a La Selva e Danubio, de acordo com a Onemi.

O vulcão Llaima, de 3.125 metros, um dos mais ativos do Chile, entrou em erupção no dia 1o de janeiro, lançando grandes chamas e material sólido. Dois dias depois, a atividade do maciço diminuiu visivelmente, e as pessoas evacuadas puderam retornar as suas casas.

pa/dm

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG