Vulcão islandês segue em erupção

Copenhague, 17 abr (EFE).- O vulcão sob a geleira Eyjafjallajökull, em erupção há três dias, mantém sua atividade e continua enviando grandes quantidades de cinza à atmosfera, segundo as autoridades islandesas.

EFE |

O serviço de Defesa Civil do país assinalou, em seu último relatório, emitido às 4h (de Brasília), que a força da erupção vulcânica tinha sido constante durante toda a noite até três horas antes, quando aparentemente começou a diminuir.

A coluna de fumaça procedente do vulcão chegou a uma altura de 8,5 quilômetros, e a expulsão de cinza foi "constante", com "precipitações sérias" nas zonas ao sul de Eyjafjallajökull.

A visibilidade nessas áreas é limitada e em alguns casos reduzida a zero, segundo a Polícia islandesa.

Vários terremotos de pequena intensidade foram sentidos esta madrugada na região, em Askja (com magnitudes entre 1,2 e 1,3 na escala Richter) e sob a geleira Krossárjökull (entre 2,2 e 2,3).

Embora nas últimas horas o derretimento da geleira não tenha aumentado, as autoridades islandesas mantêm o alerta no sul do país e não descartam novas evacuações de urgência caso o nível das águas volte a subir.

As autoridades recomendaram à população o uso de máscaras e roupa protetora em caso de sair à rua, e recomenda às crianças e adultos com problemas respiratórios a permanecerem em suas casas.

Os especialistas reconheceram a dificuldade de prever a evolução da erupção em Eyjafjallajökull, já que o único episódio de atividade do qual se tem informação aconteceu em 1821.

Na ocasião, a erupção durou mais de um ano e provocou uma expulsão significativa de cinza, embora de forma intermitente. EFE alc/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG