Vulcão islandês se mantém estável e com atividade reduzida

Copenhague, 22 abr (EFE).- O vulcão em erupção há 8 dias no sul da Islândia continua expulsando quantidades reduzidas de cinzas na atmosfera e com uma atividade de baixo nível, informou hoje a agência de Defesa Civil islandesa.

EFE |

As previsões indicam que ao longo do dia haverá precipitações de cinzas apenas nas áreas próximas ao vulcão, e que essa situação se manterá nos próximos dias.

Também se mantém estável o nível de água dos rios que nascem na geleira e cujas altas obrigaram na semana passada a duas retiradas com urgência da população local.

As observações dos últimos dias confirmam a passagem a uma nova fase da erupção do vulcão, com menor interação do magma com o gelo e portanto menos água derretida, mas não se detectou ainda lava fluente.

Segundo as últimas observações dos cientistas islandeses, a atividade no vulcão se reduziu apenas em uma de suas três crateras.

Especialistas calculam que a força de erupção caiu a 20% de sua quantidade máxima, uma quarta parte da que alcançou no sábado passado.

No entanto, ressaltaram que isto não indica necessariamente que a extinção total da atividade seja imediata. EFE alc/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG