Vulcão islandês Hekla entra em erupção

BERLIM - O vulcão islandês Hekla entrou nesta segunda-feira em erupção, cinco dias depois de a nuvem de cinzas provocada pelo vulcão vizinho Eyjafjallajökull bloquear o espaço aéreo europeu.

iG São Paulo |

Descrito como "Portão do Inferno", o Hekla entrou em erupção no mesmo dia em que a Grã-Bretanha, a Bélgica, a França e a Alemanha anunciaram a reabertura parcial de seus espaços aéreos .

Ainda não há informações sobre se a abertura parcial do espaço aéreo, prevista para ser tomada a partir de terça-feira, ainda vigorará após a erupção do Hekla, que é 100 vezes mais poderoso do que o vulcão Eyjafjallajokull. O Hekla é o vulcão mais ativo da Islândia, com mais de 20 erupções desde 874.

O órgão que controla o tráfego aéreo britânico confirmou que o espaço aéreo da Irlanda do Norte, da Escócia e do norte da Inglaterra reabrirá às 7 horas da terça-feira (3 horas em Brasília).

A Bélgica anunciou que permitirá alguns pousos a partir das 8 horas da terça-feira (3 horas em Brasília) e decolagens a partir das 14 horas (9 horas em Brasília).

Na Alemanha, a autoridade de aviação civil autorizou a companhia aérea Lufthansa a operar 50 voos rumo ao país na noite desta segunda-feira.

A França reabriu aeroportos no sul do país e anunciou que, a partir das 8 horas da terça-feira (3h em Brasília), abrirá "corredores aéreos" para Paris, permitindo o pouso de aviões vindos de outros continentes.

As reaberturas foram anunciadas depois que companhias aéreas e governos começaram a pressionar autoridades de aviação civil para que revissem suas restrições e passaram a pensar em alternativas para ajudar as vítimas.

A crise afetou mais de 6,8 milhões de passageiros, com 63 mil voos cancelados, e causou  perdas estimadas em torno de US$ 200 milhões (R$ 350 milhões) por dia.

Mais notícias


Fotos


Vídeos


Relatos

*Com BBC e EFE 


Leia mais sobre  vulcão na Islândia

    Leia tudo sobre: aeroportoseuropaislândiavulcão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG