Autoridades ainda não ordenaram que moradores deixem casas próximas ao vulcão, que tem 1.784 metros

O vulcão Soputan, localizado na ilha indonésia de Célebes, entrou em erupção neste domingo, erguendo uma coluna de fumaça e cinza de 5.500 metros de altura, informou o Centro de Observação Vulcanológica

As autoridades provinciais, por enquanto, não ordenaram que os moradores das aldeias situadas em local próximo ao vulcão, de 1.784 metros, deixem suas casas. Porém, estabeleceram um perímetro de segurança a seis quilômetros da cratera.

O Soputan, um dos vulcões mais ativos de Célebes, já expeliu em 2008 toneladas de cinza que encheram vários povoados e destruíram grande parte das plantações de arroz e cravo da região. Desde 1970 foram registradas pelo menos 14 erupções na cratera, embora o Soputan desde 1924 emita correntes intermitentes de lava e material incandescente.

A Indonésia está localizada na região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico e tem mais de 400 vulcões, dos quais 129 estão ativos. Um estudo da Agência Geológica Nacional calculou que a cada ano podem ocorrer até cinco erupções no arquipélago.

Com EFE

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.