Vulcão em erupção no Chile é o Chaitén não o Michimahuida

As autoridades chilenas precisaram que o vulcão que entrou em erupção nesta sexta-feira no sul do país é o Chaitén, não o Michimahuida, ao contrário do que haviam informado anteriormente - o que agravou a complexidade da situação de emergência, já que este vulcão está mais próximo de áreas povoadas.

AFP |

"Acabaram de me informar que identificaram o vulcão que entrou em erupção nesta sexta-feira como o Chaitén", disse o ministro do Interior, Edmundo Pérez Yoma.

"Isso constitui uma grande preocupação", acrescentou o ministro.

Inicialmente, as autoridades haviam informado que era o vulcão Michimahuida que havia entrado em erupção. O maciço, de 2.480 metros de altura, está localizado a 35 quilômetros da cidade de Chaitén, a 1.300 quilômetros ao sul de Santiago.

Já o vulcão Chaitén, de 1.000 metros de altura, está localizado a 10 quilômetros da cidade que leva o mesmo nome.

Uma densa nuvem de cinzas impedia até o momento sobrevôos na região para observação, fator principal da confusão para identificar o vulcão que havia entrado em erupção, explicou Pérez Yoma.

Mais de 250 pessoas até agora foram obrigadas a serem evacuadas e não houve registros de feridos, de acordo com a Oficina nacional de Emergência.

pa/cl/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG