Vulcão em erupção no Alasca tem duas novas explosões

Duas novas explosões, uma delas de grande intensidade, foram registradas nesta quinta-feira no monte Redoubt, o maior vulcão ativo do Alasca, que entrou em eupção no último domingo, liberando uma nuvem de cinzas, informou o Observatório de Vulcões do Alasca (AVO).

AFP |

"Uma explosão importante ocorreu às 09H24 horário local (17H24 GMT)", indicou o AVO em um relatório, que também destaca uma erupção quase uma hora antes, "menor que as dos dias 22 e 23 de março, mas mais forte que as de quarta-feira".

A companhia aérea Alaska Airlines, que opera na costa oeste americana, decidiu nesta quinta-feira cancelar todos os vôos com destino e partindo do aeroporto internacional de Anchorage, que fica a 150 quilômetros do monte Redoubt.

Segundo Chris Way Thomas, geofísico do AVO, a explosão que lançou cinzas a mais a 19.000 metros acima do nível do mar, foi "muito similar em velocidade" às erupções anteriores.

Os cientistas ainda não têm certeza, mas Thomas disse que há a possibilidade de que, ao contrário das erupções anteriores, esta tenha liberado água.

"Vimos alguns indícios de gelo", afirmou.

O Redoubt, que tem 3.108 m de altitude, fica em uma zona pouco habitada, 150 quilômetros ao sul de Anchorage (280.000 habitantes), e estava adormecido desde 1990.

pb/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG