Vulcão da Indonésia tem nova e violenta erupção

Sinabung expeliu cinzas a mais de 3 mil metros de altura, em erupção sentida a uma distância de até 8 km - a maior desde domingo

iG São Paulo |

AFP
Crianças com máscaras de proteção contra cinzas vulcânicas preparam-se para sair de vila em Tanah Karo, no norte de Sumatra
O vulcão Sinabung, na ilha indonésia de Sumatra, expeliu cinzas a mais de 3 mil metros de altura nesta sexta-feira, na erupção mais violenta desde que voltou a entrar em atividade no domingo , após 400 anos de inatividade. Na segunda-feira, o Sinabung entrou em erupção pela segunda vez .

"Nesta sexta-feira, o vulcão entrou em erupção às 4h38 (18h38 de Brasília, quinta-feira) e, durante 13 minutos, lançou ao ar uma coluna de cinzas a mais de 3 mil metros. É a maior erupção registrada desde que entrou em atividade no domingo", declarou à AFP o vulcanologista Agus Budianto.

Desde quinta-feira à tarde, os cientistas registravam um intenso movimento de magma dentro do vulcão, segundo Budianto. A erupção foi sentida em uma distância de até oito quilômetros.

Desde domingo, mais de 20 mil pessoas foram retiradas da área próxima ao vulcão, mas várias se recusaram a abandonar os vilarejos. Dos que deixaram a área, muitas voltaram na quinta-feira , apesar da advertência dos especialistas.

A Indonésia, que fica sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão qualificados como perigosos.

'Bola de fogo'

O vulcão havia expelido fumaça durante todo o sábado, mas os níveis de alerta não haviam sido elevados, e a mídia local disse que os moradores da região foram surpreendidos com a erupção. Segundo o diário local The Medan Tribune um morador entrou em pânico e saiu correndo ao ver a lava correndo em sua direção “como uma bola de fogo”.

* Com informações da AFP, EFE e Reuters

    Leia tudo sobre: indonésiavulcãoretiradaerupção

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG