Vulcão colombiano Nevado del Huila pode entrar em erupção nos próximos dias

Bogotá, 14 abr (EFE) - O alerta sobre o vulcão Nevado del Huila, no sudoeste da Colômbia, subiu para Nível II ou laranja devido ao crescimento da atividade sísmica em seu interior, o que significa uma possível erupção em questão de dias ou semanas, confirmaram hoje à Agência Efe fontes oficiais.

EFE |

A coordenadora de comunicações do Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas), Sandra Ortiz, disse que o nível foi elevado domingo à noite e que o Sistema Nacional de Emergências possui um plano de contingência para evacuar a região em caso de qualquer risco.

Um total de 260 sismos foram registrados no domingo associados a rupturas de rochas e movimento de fluidos, embora hoje a quantidade e magnitude dos tremores tenham diminuído.

Vários integrantes dos organismos de socorro encarregados da remoção de dez mil pessoas que moram na zona de alto risco em caso de erupção estão na região onde o vulcão está localizado, 240 quilômetros ao sudoeste de Bogotá.

A diretora do Escritório de Atenção de Emergências do departamento de Huila, Isabel Hernández, coordena nessa região o plano ativado por causa do novo nível de alerta.

O vulcão Nevado del Huila entrou em erupção em quatro ocasiões nos últimos meses. EFE fer/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG