Vulcão Chaitén continua em atividade e autoridades fecham povoado

A atividade do vulcão Chaitén, no sul do Chile, se mantém estável nas primeiras horas desta sexta-feira, sem apresentar novas explosões, mas ainda não é possível falar de uma diminuição da erupção, motivo pelo qual todos os serviços de emergência permanecem em alerta, informou o Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

AFP |

"A situação se mantém estável. Não houve novas explosões, mas não se pode falar em redução" do processo eruptivo, disse à AFP uma porta-voz do centro de emergências.

Uma operação da polícia conseguiu finalmente evacuar todos que ainda permaneciam em Chaitén, povoado no sopé do maciço, que antes da erupção tinha pouco mais de 4.000 habitantes.

O deslocamento incluiu também as equipes de imprensa que ainda estavam no local.

Depois da evacuação total, as autoridades fecharam todos os acessos ao povoado, impedindo o acesso à área.

A polícia montou uma zona de controle na localidade de Puerto Cárdenas, a 40 km de Chaitén, fora do raio de proteção de 30 km ao redor do vulcão estabelecido pelas autoridades.

Segundo a porta-voz da Onemi, nesta sexta-feira os ventos estavam levando as cinzas para nordeste, afetando uma vasta extensão do sul da Argentina, onde as cinzas já chegaram à capital Buenos Aires.

pa/ap/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG