Votos de 35 mil iranianos no Iraque são computados em eleições

Bagdá, 12 jun (EFE).- Cerca de 35 mil iranianos que se encontram no Iraque compareceram às mesas eleitorais instaladas em diferentes pontos do país para votar nas eleições presidenciais de hoje no Irã, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas iranianas.

EFE |

Os colégios eleitorais se encontram em Bagdá e nas cidades xiitas de Karbala e Najaf, assim como em Basra, a segunda maior do país, no sul.

Os iranianos decidem hoje se reelegem o atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, ou se ele será substituído por um dos três candidatos da oposição: o independente pró-reformista Mir Hussein Moussavi, o clérigo aberturista Mehdi Karroubi e o conservador Mohsen Rezaei.

As previsões indicam que a disputa ficará entre Ahmadinejad e Moussavi, que foi primeiro-ministro entre 1981 e 1988.

O maior número de iranianos habilitados a votar no Iraque se encontra em Karbala, 110 quilômetros a sul da capital. Até 13 mil pessoas compareceram nesta cidade para votar em um dos três colégios instalados.

"O processo é supervisionado pelo consulado iraniano em cada uma das mesas colocadas no centro de Karbala", explicou um funcionário iraniano à agência de notícias iraquiana "Aswat".

Ele esclareceu que mais mesas eleitorais foram dispostas em outras cidades do país como Basra, Bagdá e nas três cidades do Curdistão iraquiano. EFE nq/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG